Um pouco de história...

terça-feira, setembro 06, 2011



Os primeiros habitantes que se conhecem no território da Albânia são os ilírios, um povo indo-europeu que habitou a área correspondente ao norte e centro da Albânia. Na parte mais ocidental do território da Albânia viveram os brígios, um povo frígio, e no sul estavam os gregos caonianos.

No começo do século VII a.C., as colónias gregas estabeleceram-se na costa ilíria. As mais importantes foram os apolónios, avlónios, epidamnos e lissus. A redescoberta da cidade grega de Buthrotum (hoje Butrint), um património mundial da humanidade da UNESCO, é provavelmente mais significante hoje que quando Júlio César a utilizou como depósito de abastecimento de suas tropas durante suas campanhas no século I a.C. Ao mesmo tempo, foi considerada um posto fronteiriço sem importância, obscurecido pelos apolónios e epidamnos.

No século IV a.C., o rei ilírio Bardyllis uniu várias tribos ilírias e engajou um conflito com os macedônios no sudoeste, mas foi derrotado. Bardyllis foi sucedido por Grabos, depois por Bardyllis II, e depois por Cleitus o Ilírio, que foi derrotado por Alexandre, o Grande. Depois, em 229 a.C., a rainha Teuta de Ardiaei entrou em conflito com os romanos e iniciou as guerras ilírias que resultaram em derrota e no fim da independência ilíria em 168 a.C, quando o rei Gentius foi derrotado pelo exército romano.

As terras que compreendem a Albânia atual foram incorporadas pelo Império Romano como parte da província dos ilírios até acima do rio Drin e a Macedónia romana (especificamente como Epirus Nova). Os ilíricos foram depois divididos nas porvíncias de Dalmatia e Pannonia.

A Albânia foi o local de diversas colónias gregas e mais tarde fez parte da província romana de Ilíria (em latim: Illyricum). Depois de ter sido conquistada por um conjunto variado de nações, foi absorvida pelo Império Otomano em 1478.

Após a primeira guerra balcânica, a Albânia declarou a independência do Império Otomano (1912), mas o país permaneceu instável. Foi ocupada pela Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Quando os italianos saíram, a resistência Estalinista liderada por Enver Hoxha tomou o poder.

Até 1990, cinco anos após a morte de Hoxha, a Albânia foi um estado isolado quer do ocidente quer dos outros estados situados do outro lado da Guerra Fria, como a União Soviética e a China. Actualmente, está a ser construída no país uma democracia de tipo ocidental.

O país sofre de alguns problemas económicos e tem problemas com o crime organizado e com os refugiados do Kosovo.

E é para aqui que nós vamos desta vez.

E agora de bicicleta!